domingo, 31 de janeiro de 2010

"When the Sunrise Baby..."



"Everybody understands the blues Are you listening? Yeah!..."
(Albert King)

Pegue uma cerveja, sente e relaxe, pois como dizem os "titãs" da música: THIS IS BLUES, BABY!!!
Hoje falaremos de um GRANDE nome do Blues Americano, e quando falo GRANDE, não estou brincando: com seus 1,93m de altura e 118kg de pura genialidade, falaremos hoje de nada mais, nada menos que Albert King, grande ícone da música americana, responsável pela "inspiração" de vários nomes da música, como: Jimi Hendrix, Eric Clapton, Mike Bloomfield, Steve Ray Vaughan e Gary Moore.
Graaaaande, não?!



Albert King, Albert Nelson como foi batizado, nasceu em Indianola, estado do Mississipi nos Estados Unidos. Durante a sua infância, cantou em uma igreja Gospel na igreja Local. Tendo como sua principal influência o seu pai, Will Nelson, que tocava guitarra.
Esta foi a mesma localidade conhecida como o berço do seu homónimo Riley (BB) King, e embora os dois não foram relacionados, Albert, às vezes, alegam que o BB era o seu meio-irmão.
Um dos 13 filhos, o rei cresceu aprendendo a vida de colheita de algodão nas fazendas perto de Osceola, Arkansas, onde a família mudou-se para, em 1931.
Outra influência veio cedo a partir de registros da família, onde um jovem Albert gastaria horas tentando copiar o som de Blind Lemon Jefferson e Lonnie Johnson em sua guitarra e caixa de charuto caseiro diddley-arcos. Rei obteve a sua primeira guitarra real, em 1942. Ele era fascinado pelo tocar dos músicos de Blues que frequentavam próximo West Memphis, Arkansas, notadamente as obras de Robert Nighthawk e Elmore James, e Albert decidiu que jogar este estilo de música seria sua vocação desejada.

Albert King era canhoto e tocava uma guitarra Gibson Flying V virada de forma que as cordas graves ficavam para baixo. King usava suas próprias afinações estranhas, sobre as quais ainda há controvérsia. Um guitarrista com estilo "menos é mais", King era conhecido por conseguir tirar de uma única nota mais sentimento do que a maioria dos guitarristas conseguia de 1000.

Ao jogar com a mão esquerda e segurando sua guitarra de cabeça para baixo (com as cordas para definir um guitarrista destro), e concentrando-se em tom e intensidade de mais de flash, o Rei formado sobre a sua longa carreira, um som que era ao mesmo tempo distinto e altamente influente. Ele foi um mestre do solo seqüência única e poderia dobrar cordas para produzir um blues particularmente um atormentado som que vinha a definir o seu estilo para além de seus contemporâneos.


King não se tornou uma figura importante blues, até depois que ele assinou com a Stax Records, em 1966. Trabalhando com o produtor-baterista Al Jackson, Jr., o guitarrista Steve Cropper, teclados ace Booker T. Jones, e o baixista Donald "Duck" Dunn-aka Booker T. & the MG's, King criou um som blues que foi atado com alma de Memphis cepas. Embora os blues foram dominantes em músicas como "Laundromat Blues" e o clássico "Born Under a Bad Sign", as músicas tinham alicerces alma de Memphis, que deu ao rei o seu recurso crossover. Não só ele foi o primeiro artista a tocar blues no lendário palco de rock de San Francisco Fillmore West, mas ele era também sobre o projeto de estréia, compartilhando a noite de abertura fase em1968 com Jimi Hendrix e John Mayall. King tornou-se uma regularidade na the Fillmore; seu álbum Live Wire / Blues Power foi gravado lá em 1968. King também foi um dos bluesman primeiro a gravar com uma orquestra sinfónica: em 1969 ele se apresentou com o St. Louis Symphony, triunfante, que reúne os blues e música clássica. Se só por um momento fugaz.

Albert King morreu em 21 de Dezembro de 1992, vítima de um ataque cardíaco em Memphis, Tennessese.

Saiba mais: Wikipedia, StaxRecord's, CasadeBlues.


Mas hoje vamos dar ênfase a uma grande música do nosso "King": Blues At Sunrise.
Blues ao amanhecer, quem nunca sonhou em ver o amanhecer sentado em uma praia, montanha ou qualquer outro lugar, tocando com os amigos e tomando uma Cerveja estupidamente gelada?!
Blues at Sunrise não fala somente de um lugar, um acontecimento. Fala também do desejo de um homem por uma mulher, subtende-se então:
Blues At Sunrise = Blues for Sunrise = Blues para o "meu amanhecer", sim meus amigos, Sunrise nesta música é uma mulher.
Albert canta como um desabafo, para uma mulher que o deixou, e que ele sabe que um dia ela voltará para os seus braços.
E ele, na ânsia de tê-la novamente, se pergunta se ela vai comunicar-se com ele de alguma forma, uma carta, um telefonema ou qualquer outra coisa.
Essa música não é exclusividade masculina, é uma letra universal, como já foi descrito no post da música My Way (Clique aqui), nessa música, especificamente nesse álbum "In Session, alive with Steve Rhay Vaughan" nos deparamos com o encontro de dois Gênios do blues e da guitarra, pois isso fica bem claro nas conversas descontraídas e nos solos de guitarra improvisados, dando um tom informal para aquele lugar, envolvendo o ouvinte dentro daquela conversa. Você se imagina alí no estúdio de gravação, conversando com os Gênios do Blues, ouvindo às músicas e, mais ainda, participando de um momento ímpar da música Internacional.
"In Session Alive" foi gravado ao vivo no CHCH Studios, no Canadá, em dezembro de 1983. São 11 faixas históricas, com destaques para "Ask Me No Questions", "Call It Stormy Monday" e "Blues At Sunrise"

Vamos conhecê-la?!

Blues At Sunrise
Composição: Albert King

When the sunrise in the east, lover
It set deeply in the west

Yeah, the sunrise in the east
It set deeply in the west
I've been lookin' for my lover
An' I haven't found her yet

I'm gonna call up China
An' see if my woman's over there
Well, I'm gonna call up China
An' see if my woman's over there
You know, I've searched the whole world over, Lord
I can't find my lover, nowhere (hey-ya)

She won't write me no letter
She won't even call me on the telephone
No, she won't write me no letter
She won't even call me on the telephone
You know I haven't had no real good lovin'
Since that gal-a mine been gone

(Spoken:
I can't see my, engineer
Hey, somebody! (hey, hey)
Where's Mister ...
Well, Ooh!)

Someday baby, hahahaha
You're gonna want me, like I want you
Oh, someday baby, you're gonna want me, like I want you
But when you call me long distance, darlin'
I'll say I have nothing for you to do

Someday baby, you're gonna want me, like I want you
Hey, someday baby, you're gonna want me, like I want you
Oh, but when ya call me on the phone, angel
I'll say I have nothin' for you to do

Woo, thank you
-----------------------
Tradução

Quando o sol nascer no leste, amante
Fixou profundamente no oeste

Sim, o nascer do sol no leste
Fixou profundamente no oeste
Eu estive olhando para o meu amor
Um 'Eu não encontrei ainda

Eu vou ligar para China
Para ver se minha mulher está lá
Bem, eu vou ligar para a China
Para ver se minha mulher está lá
Senhor, você sabe que a procurei no mundo Inteiro
Não consigo encontrar minha mulher

Ela não vai me escrever nenhuma carta
Ela nem vai me ligar no telefone
Não, ela não vai me escrever nenhuma carta
Ela nem vai me ligar no telefone
Você sabe que eu não tive nenhum amor real
Desde que minha mulher foi embora

Fala:
Eu não posso ver o meu, engenheiro
Ei, alguém! (hey, hey) (hey, hey)
Onde está o Mister ...
Bem, Ooh!

Algum dia, baby! hahahahaha
Você vai me querer como eu quero você
Oh! Algum dia Baby, você vai me querer como eu quero você
Mas quando você me chamar de longe querida
Eu vou dizer que não tem nada para você

Algum dia baby, você vai me querer como eu quero você
EI! Baby, algum dia você vai me querer como eu quero você
Mas quando você me chamar ao telefone, anjo
Eu vou dizer que não tem nada para você

Woo, obrigado!
-------------------------

In Session

1. Call It Stormy Monday
2. Old Times
3. Pride And Joy
4. Ask Me No Questions Escute
5. Pep Talk
6. Blues At Sunrise
7. Turn It Over
8. Overall Juniction
9. Match Box Blues
10. Who Is Stevie
11. Don´t Lie To Me

----------------------

Multimídia


Faça o download da faixa "Blues At Sunrise" de Albert King abaixo:
Download

Faça Download do álbum "In Session Live" de Albert King e Steve Rhay Vaugham abaixo:
Download

SHINE ON!!!!!

Por: CésarJR

Nenhum comentário:

Postar um comentário