quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

"Cover, cover de mim..."


A tria agora é destaque no CSOTM, com o bom e velho Rock N' Roll - literalmente - vamos conhecer e rever um pouco da Carreira de um dos grandes nomes do cenário musical nacional: O Tremendão, Erasmo Carlos.






Erasmo Carlos, nome artístico de Erasmo Esteves, (Rio de Janeiro, 5 de junho de 1941) é um cantor e compositor brasileiro.
Sua parceria com o cantor Roberto Carlos certamente é a de maior sucesso na história da música popular brasileira, tanto em termos de venda quanto em termos de regravações, feitas por artistas de todo o Brasil e do exterior.
Junto com Roberto Carlos, compôs mais de 500 canções, gravadas tanto por Roberto Carlos quanto por ínúmeros outros cantores.

Na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, o garoto Erasmo Esteves cresceu cercado por elementos que tornariam sua identidade musical singular. Já adolescente, fez destacar sua personalidade no meio de um bando de fãs de rock´n´roll e bossa nova que se reunia no hoje famoso Bar Divino, na Rua do Matoso. Tim Maia e Jorge Ben, ambos maníacos por música, faziam parte dessa turma. Logo depois, conheceu o capixaba aspirante a cantor Roberto Carlos, quando concerto de Bill Haley no ginásio do Maracanãzinho. Aquela visão do herói do rock americano em solo brasileiro abriu a mente de Erasmo: de volta ao bairro, formou os Snakes com os dissidentes de outro grupo local, os Sputniks - que encerraram atividades após lendária briga entre dois de seus integrantes, Roberto Carlos e Tim Maia.

Participou efetivamente junto com Roberto Carlos e com Wanderléa do programa Jovem Guarda onde tinha o apelido de Tremendão, imitando as roupas e o estilo de seu ídolo Elvis Presley. Seus maiores sucessos como cantor nessa fase foram "Gatinha Manhosa" e "Festa de Arromba". Com o término do movimento, entrou em crise, mas conseguiu se recuperar com a ajuda de seu parceiro Roberto Carlos e de sua esposa, Narinha. Nessa fase de transição fez sucesso cantando "Sentado à Beira do Caminho" e "Coqueiro Verde".

O disco Erasmo Carlos e Os Tremendões já é um trabalho transitório na carreira do artista. O LP, de 1969, traz interpretações muito peculiares de canções de compositores da MPB, como "Saudosismo", de Caetano Veloso e "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso (lançada no filme Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa em que Erasmo atua com Roberto e Wanderléa) e "Teletema" (canção originalmente interpretada por Regininha, sucesso por ter sido tema da novela Véu de Noiva, da Rede Globo), de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar, além da primeira gravação de "Sentado à Beira do Caminho".

Saiba mais: Wikipedia e Abcdário musical

Então, o Tremendão surpreende novamente com um grande lançamento, "Rock 'N' Roll" lançado em 2009, traz as raízes do Rock com a roupagem e essêncial do Erasmo que tanto conhecemos. Um mix respeitável de rocks, baladas e boas doses de arranjos puxados para o Folk('n' roll) .
Atitude nas letras e melodias, passamos o cd vibrando com "Jogo Sujo", e na divertida "Cover" temos sártiras de tantos e tantos covers que temos pelo mundo à fora. Mas nem tudo é Rock, encontramos baladas como "Olhar de Mangá", "A guitarra é uma mulher", salientando "Chuva Ácida" e "Noturno Carioca", que, particurlamente, são LINDAS!

Mas, hoje vamos falar da Faixa 02 do disco, ''Cover'':
Dotada de uma letra incomum, com uma temática interessante e divertida, balanceada com um rock viciante.
Logo de início, temos uma introdução digna de grandes produções: com violões marcantes, uma guitarra que emana a essêncial do bom e velho Rock 'n' roll de qualidade (coisa rara hoje em dia, tempos de 'emocore' com suas melodias escassas), um teclado que lembra, vagamente, um Country tradicional, resumindo e juntando 'todo mundo', temos o um Blues de qualidade, que é transformado em um Rock quando ele começa a contar a sua história.


"Erasmo conta que nas suas andanças pelos Brasis, ele sempre topava com covers de Roberto Carlos, Raul Seixas, Michael Jackson, Beatles, Elvis Presley e outros, mas nunca viu um cover dele mesmo. Daí se inspirou para fazer essa brincadeira. Lá nos créditos ele até colocou esta dedicatória: 'Ofereço este disco ao meu cover... Que sou eu mesmo'".
(Jamari França)


Hoje em dia, "Cover" é uma definição praticamente normal, muitas bandas tornam-se famosas, apoiadas em sucessos de outras (Nx-Zero e Forró que o diga!), explico isso em outro post.
Mas, será que essa "cópia" de outra banda, não prejudica a imagem do Artista, que poderia buscar enbasamento em suas obras pessoais, tentando fazer nome com suas próprias pernas? Esta é a ironização presente nesta música do nosso "bom velhinho" no bom sentido da palavra, depois de tanto viver no mundo da música, nosso Erasmo nunca viu tantos covers seus pelos Brasis que ele andou. Aposto que existem vários, até porquê, quem nunca cantou: "...Lady Laura, me leve pra casa, Lady lauraaaa...".

Vamos conhecê-la?

Cover
Composição: Erasmo Carlos

Cover
Eu sou um cover
Gosto de ser assim
Cover
Eu sou um cover
Cover, cover de mim

Sou meu cover, sou o meu espelho
Sempre atento a tudo que eu faço
Sou a cópia fiel da minha imagem

Gosto muito de ser igual a mim
Ser o gêmeo do eu original
Eu mesmo meu próprio personagem...

Sou um cover que imito até o meu autógrafo
Diferente de tantos de norte a sul
Covers de Roberto ou de Elvis
Michael Jackson, Beatles e Raul

Cover
Eu sou um cover
Gosto de ser assim
Cover
Eu sou um cover
Cover, cover de mim

Canto o que eu canto com minhas palavras
Amo como eu amo com o mesmo amor
No dia que chegar meu fim
Juro, não sei o que será de mim...
-----

Multimídia

Faça download da Faixa "Cover" de Erasmo Carlos abaixo:
Download

Faça download do Cd "Rock 'N' Roll" de Erasmo Carlos abaixo:
Download

Assista a "Cover" no Youtube:


----

Shine on!!!

Por: CésarJR







Um comentário:

  1. Muito bem, Cezar Jr e Bruno...
    Cada dia vocês supreendem com um novo e interessante trabalho.
    Gostei da postagem sobre Erasmo Carlos. Recentemente li e recomendo o livro do "Tremendão", Minha Fama de Mal, que conta numa linguagem leve passagens interessantes do começo do movimento denominado Jovem Guarda.

    ResponderExcluir