domingo, 31 de janeiro de 2010

SUFOCANDO O MONSTRO INTERIOR


Petra é uma banda de rock cristã surgida ainda nos anos de 1970, cercada pelo puritanismo hipócrita e preconceitos típicos da sociedade dos Estados Unidos. Após anos na estrada com um público fiel e uma crítica também fiel nos ataques, a banda conseguiu ganhar a confiança do grande público e chegar ao topo das paradas de sucesso americanas, e posteriormente, mundiais.





Quando os discos do Petra chegaram ao Brasil, os líderes religiosos torceram o nariz e repudiaram a banda. A saída foi traduzir as letras e colocar as referências bíblicas de cada canção nos encartes brasileiros, e ainda colocar um aviso sobre a idoneidade do conteúdo. Exemplo disso é o encarte do belíssimo álbum Not Of This World de 1983, que eu tive a honra de ouví-lo em versão LP. Com o passar dos anos estas eigências foram extintas e o rock cristão ganhou os altares das igrejas em todo o mundo.



Mesmo assim, o rock gospel ainda conta com o preconceito dos que erroneamente pensam que existem músicas de Deus e do Diabo, numa bipolaridade que desconsidera a própria teologia cristã que afirma que "todas as coisas foram criadas nele (em Deus) e por intermédio dele", sendo o próprio Diabo (Lúcifer) uma criação de Deus. O homem na verdade é livre para compor suas obras e dedicá-las a quem quiser.... mas essa é uma questão de crenças, e o negócio aqui é música. Vamos à ela.


O Petra definou-se como uma banda de hard rock, mesmo que por vezes a supremacia dos teclados oitentistas tenha trazido outras vertentes sonoras à musicalidade quase impecável da banda, galgada por riffs marcantes e vocais fortes, na tonalidade certa em cada canção. E mesmo com as muitas mudanças de formação, a banda pode ter trafegado por mudanças melódicas e ritmicas, mas não perdeu a qualidade das letras e arranjos vocais e instrumentais.

A música Jeckyl and Hyde abre o álbum homônimo que marca um breve momento de êxtase musical do Petra, antes de seu fim em 2005, um disco para fechar com chave de ouro mais de 30 anos de serviços prestados ao bom e velho rock.


Neste disco o Petra galgou as 10 canções em riffs fortes, sem teclados ou orquestrações. Só o peso de guitarra, contrabaixo e bateria, em harmonia com o poder da voz de Jonh Schllit, que neste disco reencontrou a jovialidade e a chave para criar canções memoráveis. Todo o disco, em suas dez músicas, é uma experiência sonora que não perde em nada para nenhuma outra grande banda do cenário rock. Pelo contrário, causa até um certo desgosto o tempo curto demais das faixas e do disco, que dura só meia hora. Outro ponto positivo é que a banda conservou a sonoridade metal, sem os adereços que sobram (e muito) em muitas bandas do gênero.

A faixa em questão fala sobre o "demônio", o mosntro interior que vive dentro de cada um de nós e que acaba sendo o responsável pelos nossos erros e passos falsos, não por que ele fuja ao nosso controle, mas porque muitas vezes não sabemos ou não queremos controlá-lo.

O título da canção faz referência ao livro "O Médico e o Monstro", obra conhecidíssima de Robert Louis Stevenson. Mas o monstro interior da canção não é produto de uma experiência, mas sim uma ação do que Freud chamou de id, num contexto que extrapola o cristianismo clássico e abre o moderno debate teológico acerca da real atuação do demônio no homem, e até que ponto o homem utiliza este ser como bode expiatório para justificar suas ações que tem raiz na moral baixa, e não no campo espiritual ou místico. Pois como a própria letra diz "aquela (personalidade) que alimento é aquela que se manifesta". A letra acerta em cheio quando não cita nenhuma "força espiritual maligna" e coloca o ser humano no seu devido lugar.

Um rock para bater cabeça e depois pará-la para pensar um pouco.

Nos vídeos, postei a balada clássica mais famosa do Petra, a canção Love.

TrackList JECKYL AND HYDE:
01 - Jekyll & Hyde
02 - It's All About Who You Know
03 - Stand
04 - Would'a, Should'a, Could'a
05 - Perfect World
06 - Test Of Time
07 - I Will Seek You
08 - Life As We Know It
09 - Till Everything I Do
10 - Sacred Trust

JECKYL & HYDE
Letra e música de Bob Hartman

I have a secret that I let nobody see
An evil shadow that's been hanging over me
My alter ego that I try to hold at bay
But despite my good intentions he could always get away
He does the things that I don't want to do

Sometimes I feel like Jekyll and Hyde
Two men are fighting a war inside

I have a secret that I let nobody see
It's like a split personality
And the one I feed is the one who lives
The one I starve will be the one who gives
He won't do things that I know I should do

Sometimes I feel like Jekyll and Hyde
Two Men are fighting a war inside
One gives, one takes, I have to decide
Sometimes I feel like... Jekyll and Hyde

I need somebody to rescue me
when personalities clash
I know which person I want to be
With no defiance, just God-reliance


JECKYL E HYDE
Tradução de Bruno Siebra

Tenho um segredo que eu não deixo ninguém ver
Uma sombra malígna que está pairando sobre mim
É meu alterergo que eu tento manter afastado
Mas apesar das minhas boas intenções ele sempre consegue escapar
Ele faz as coisas que eu não quero fazer

Às vezes eu me sinto como Jeckyl e Hyde
Dois homens travam uma guerra dentro de mim

Tenho um segredo que eu não deixo ninguém ver
É como uma personalidade dividida
E aquele que eu alimento é aquele que se manifesta
Aquele que reprimo irá recuar
Ele não faz as coisas que eu sei que deveria fazer

Às vezes eu me sinto como Jeckyl e Hyde
Dois homens travam uma guerra dentro de mim
Um dá, o outro leva, eu tenho que decidir
Às vezes eu me sinto como Jeckyl e Hyde

Eu preciso de alguém que me resgate
Quando as personalidades se colidirem
Eu sei qual o tipo de pessoa que eu quero ser
Que não provoque - só dependa de Deus

PETRA
Jonh Schllit (vocal)
Bob Hartman (guitarra)
Greg Bailey (baixo)
Peter Furler (bateria)

Baixe e ouça no volume máximo.
4 SHARED

Ouça o disco na íntegra:
DEPOSIT FILES










Por: Bruno Siebra

Nenhum comentário:

Postar um comentário