segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

UM CLÁSSICO


Inicio meus posts com um verdadeiro clássico da música: "Wish You Were Here", da banda inglesa Pink Floyd, um ícone do rock progressivo e da psicodelia. Esta música é a faixa que dá título ao álbum lançado pela banda em 1975, após o estrondoso sucesso do The Dark Side of the Moon, de 1973, que se tornou o álbum mais aclamado da banda.

A faixa em questão é uma balada marcante, com a presença da voz de David Gilmour, numa melancolia poucas vezes conseguida por este vocalista e primoroso guitarrista, que , mesmo longe das distorções características (como em Echoes e Money), fez um brilhante trabalho ao violão, junto com o baixista e também letrista e vocalista Roger Waters. Num trabalho menos presente, mas nem por isso menos digno, estão o fabuloso tecladista Richard Wright, imprimindo num piano quase inaudível e em nuances de timbres sintetizados, uma marca maior de melancolia e solidão; completada pela batida simples de Nick Manson.

A banda trabalhou bem em conjunto neste disco, apesar de já sofrer com o ego de Roger Waters, que fez com que a banda perdesse o seu grande impulso criativo, que era a junção das idéias e potencialidades de cada um dos integrantes da banda, tão marcante no The Dark Side. Esta fase culminaria com o álbum The Wall em 1979.

A música, e por que não dizer todo o álbum Wish You Were Here, teve como inspiração um dos fundadores da banda, o guitarrista Syd Barret, afastado pelo uso escessivo de drogas em 1968, sendo substituído por Gilmour já durante as gravações do álbum Saucerful of Secrets.

Wish You Were Here não é um tributo somente a Syd Barret, mas é, como Gilmou mesmo afirma no documentário Classic Albuns, é um retrato de tudo o que a banda passou após o sucesso do The Dark Side. Lutaram para construir fama e agora que a tinham, haviam perdido a sua identidade, viviam num mundo ilusório de falsas presenças. E aí surgem os questionamentos e a vontade de que todo aquele vigor e sonhos jovens brilhantes como diamantes voltam à tona em algum momento. Quando se consegue tudo o que se sonha, para onde ir? Esta é a grande questão por detrás da canção e de todo o álbum.

O disco Wish You Were Here também foi um estrondoso sucesso de vendas, apesar de não ter sido bem recebido pela crítica, que esperava outro Dark Side. Apesar disso, é inegável a qualidade musical e de arranjos do grupo, que chegou a utilizar um instrumento feito de vidro, semlhante a um teclado, em uma das faixas.

O Wish You Were Here conta ainda com a obra prima Shine on You Crazy Diamond, uma suíte primorosa de 26 minutos de duração, dividida em duas partes, uma no lado A e outra no lado B do LP original, que teve a sua capa e encartes criados pelo magnífico estúdio Hipignosis e seu mentor Storm Thorgerson, criador de grande parte das capas de álbuns do Pink Floyd, dentre outras inúmeras bandas.

Porém , muito mais do que inspirado pelas informações de um fâ, ouça Wish You Were Here e deixe que os sentimentos de eterna ausência e necessidade inerentes á raça humana falarem por si mesmos. Ou seja tão somente entorpecido pelas vibrações marcantes do vocal de Gilmour, perfeitamente unidas ao solo de violão, técnica conseguida só por poucos artistas ao redor do mundo.

É, sem sombra de dúvida, uma gravação sublime e detalhista, como é marca do Floyd, só que com um extremo apelo popular que agrada até os que não gostam de rock progressivo.


Tracklist WISH YOU WERE HERE:
01 - Shine on You Crazy Diamond (parts I - V)
02 - Welcome to the Machine
03 - Have a Cigar
04 - Wish You Were Here
05 - Shine on You Crazy Diamond (parts VI - IX)

WISH YOU WERE HERE
David Gilmour / Roger Waters

So,
So you think you can tell
Heaven from Hell,
Blue skies from pain
Can you tell a green field
From a cold steel rail?
A smile from a veil?
Do you think you can tell?

Did they get you to trade
Your heroes for ghosts?
Hot ashes for trees?
Hot air for a cool breeze?
Cold comfort for change?
Did you exchange
A walk on part in the war
For a lead role in a cage?

How I wish, how I wish you were here
We're just two lost souls
Swimming in a fish bowl,
Year after year,
Running over the same old ground.
What have we found?
The same old fears
Wish you were here

PINK FLOYD
David Gilmour - vocal principal e violões
Roger Waters - violão base e baixo
Richard Wright - piano e teclados
Nick Manson - bateria

Músicos adicionais no disco:
Dick Parry - saxofones
Roy Harper - vocal principal em "Have a Cigar"
Carlena Williams e Venetta Field - backing vocal

Faça o download da faixa pelo link abaixo:
http://www.4shared.com/file/207073652/8d52c3d/_WISH_YOU_WERE_HERE.html

Faça o download do álbum pelo link abaixo:
http://www.4shared.com/file/140275440/ec875a58/Pink_Floyd_-_1975_-_Wish_You_W.html?s=1

Por: Bruno Siebra

2 comentários:

  1. Essa música é muito boa excelente abordagem

    Parabéns pessoal !

    ResponderExcluir
  2. Há anos sou fâ do Floyd e mesmo assim me surpreendo a cada dia com a genialidade deles.

    ResponderExcluir