segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Hoje em dia nós temos 'Rock' no Brasil?

          A música sempre teve diferentes conceitos, diferentes opiniões que acarretam na mudança de notas, tons e melodias, por isso temos tantos estilos por aí. O Estilo por si só fala muito, o artista segue tendências e se espelha em artistas que outrora fizeram sucesso e deixaram sua marca na música mundial.
Mas o Rock Brasileiro hoje, se espelha nas bandas antigas?  Os jovens músicos de hoje fazem música para ficar ou para vender? Veremos.



          O Brasileiro é acostumado a se adequar com vários estilos musicais, por morarmos em um país muito grande, colonizado por vários países com diferentes linguas e culturas, fomos bombardeados com costumes distintos, e por isso somos um país tão 'miscigenado'. Um dos reflexos disto é a música brasileira que sempre foi destaque no mundo com grandes músicos, dentre eles: Cazuza, Renato Russo, Bezerra da Silva, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, João Gilberto, Chico Buarque, Tom Jobim, Elis Regina, Paralamas do Sucesso, Titãs e outros... Esses nomes marcaram época e deixaram suas músicas nas veias culturais de nosso país com ensinamentos e músicas que retratavam a época em que cada um viveu. 


          Cazuza nos presenteou com grandes composições como 'O Tempo não para', que criticou o sistema em que vivíamos e deixou nas entrelinhas os problemas que o autor sofria, 'Exagerado' que descreveu o amor retrô que todos queríamos passar, e 'Brasil' que escrachou com inteligência e maestria o Brasil que, até hoje, persiste em ser preconceituoso com as massas e bondoso com os Ricos. Renato Russo e a sua Legião Urbana que trouxe-nos um Rock mais intelectual, que deixou nas entrelinhas de suas letras as mais diversas opiniões e explicações para as músicas sem explicação como 'Pais e Filhos', descreveu o Brasileiro sonhador em 'Faroeste Cabloco' e fez lágrimas cairem nos olhos de muitos apaixonados com 'Vento no Litoral'. Titãs nos fez dançar e rir de nós mesmos com 'Homem Primata', falou de política e satirizou os nossos governantes com 'Aluga-se' e 'Vossa Excelência'.

          Estes são só alguns exemplos de uma época que passou e deixou saudades, dos tempos em que podíamos bater no peito e dizer que a música brasileira estava em boas mãos, o rock brasileiro vivia o seu auge. Mas hoje, podemos nos gabar disso?!
A era colorida, emocional e vazia invade os nossos tímpanos com músicas vazias, lotadas de desilusões amorosas e pertubações adolescentes. Músicas fúteis que não se preocupam em passar nenhum ensinamento para o jovem de hoje, além de beijos, paquera, namoros, sexo e 'curtição' à lá woodstock gay. 

          Restart, Hori, Fiuk, NXZero e outros nomes que felizmente não faço questão de memorizar estão com uma espécie de Ditadura da música, estão em todos os lugares, para onde viramos vemos adolescentes fedendo a leite querendo ser especialista em música, querendo provar que o Fiuk faz sucesso porque tem uma voz lírica e é um ótimo compositor, pena que esses meninos não conheceram Raul Seixas, o músico que soube protestar e passar uma mensagem positiva nas suas músicas, mesmo que muitos contestando, não há ninguém que não fique emocionado ouvindo 'Ouro de Tolo'.  Restart e suas músicas inúteis que se escondem detrás do visual colorido e exagerado. 


          Jovens alienados e coordenados pela MTV, perguntem aos seus pais o que é o rock de verdade, como eles viviam e conviviam com as músicas na época deles, garanto que eles vão descrever com um brilho nos olhos, relembrando a boa e velha época que para ser Rockeiro só precisava de amor, vontade e uma ideia na cabeça. Hoje há muita cor e pouca letra, hoje há muita pompa e pouca melodia, hoje há muitos sucessos passageiros que logo são esquecidos por vocês fãs, famílias e fã clubes desaparecem.


          Para finalizar, só deixo aqui um trecho de uma música perfeita que eu -particularmente- acho totalmente certa nestes tempos, só permitam-me modifica-la um pouco:


"Eu vejo a música de hoje, e gentilmente a minha guitarra chora..."
(While My Guitar Gently Weeps - The Beatles)

SHINE ON!!!! 
Por: CésarJR

4 comentários:

  1. Verdade meu caro.

    Acho que depois que o Renato Russo morreu, não surgiu mais nenhum rock que presta ou letra que nos leva a ficar alegres, estimulados ou até mesmo viajando.

    Infelizmente a cultura está se desfazendo com esses grupos que 'pensam' que música é comércio.

    A música em sim é uma das fontes mais valiosas que o ser humano tem para refletir e estimular algumas de suas emoções em momentos apropriados.

    E assim como não comemos lixo, temos que ver que tipo de coisa alimentamos nossa mente.

    ResponderExcluir
  2. Cara ótimo post, curti.

    É a pura VERDADE!!!

    ResponderExcluir
  3. HAHA,gostei , gostei!
    ótimo post , curti mesmo !
    e amei o trecho dessa música aê \õ ♪

    ResponderExcluir
  4. uhuuul!
    a mais trágica realidade,
    na minha época, o Rock era uma filosofia de vida.
    Ainda bem que tive a oportunidade de conhecer essa época de ouro da música brasileira, e se isso for ser antiga, me orgulho.

    ResponderExcluir