sábado, 9 de outubro de 2010

John Lennon


"Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia
você se junte a nós
E o mundo, então, será como um só..."


          Poderia iniciar este tópico de várias maneiras, começaria exaltando a genialidade e a musicalidade desta pessoa que, antes de ser músico, era um gênio, um visionário, um pacifista e um amante do mundo. Mas hoje, eu vou tentar escrever de uma maneira simples e objetiva, de fã para fã.

          Se vivo, John Lennon faria hoje 70 anos, mas, no fatídico dia de 8 de Dezembro de 1980, covardemente um "Fã" atirou e assassinou um dos maiores músicos da humanidade. O Mundo inteiro sofreu e chorou pela morte de uma das poucas pessoas que sabia tocar os corações de todos com palavras e melodias.

          Mas do que apenas um músico, Lennon era um visionário pacifista, idealizava um mundo sem preconceitos, dores ou tristezas, todos esses pensamentos ficaram para a história nos versos da música 'Imagine', que ainda hoje é símbolo de paz e luta por justiça. Em 'Give Peace a Chance' falou sobre o pacifismo e pediu ao mundo para dar uma chance à paz mundial: "Tudo o que estamos dizendo é dê uma chance a paz", em acordes animados, acompanhados por batidas improvisadas e um coral, tudo isso faz lembrar os pacifistas em protestos contras as guerras e conflitos por o mundo afora, mas quem nunca sonhou em participar de um movimento para a paz, um movimento para a vida? Em 'Cold Turkey' falou sobre a luta com a Heroina.



          Em 68 e 69, antes da dissolução dos Beatles, Lennon já fazia parcerias com sua esposa Yoko Ono, nesta época lançou os dois álbums: Unfinished Music Number 1: Two Virgins, Unfinished Music Number 2: Life with the Lions.  
          Depois do fim dos Beatles, anunciada por Paul McCartney em 1970, Lennon fez como os outros ex-beatles e prosseguiu em carreira solo e gravou vários discos, dentre eles: O Single 'Power to the People' e 'Imagine'.

          Contudo, falar de John Lennon e não falar de Yoko Ono, a musa inspiradora do mesmo, é um tanto evasivo. Ela é dona de grandes 'bafafás' na vida do Lennon, muitos fãs à culpam pelo fim dos Beatles, e em partes, concordo. Falando pessoalmente, nunca fui muito com a cara da Yoko, eu e outros milhares de fãs dos Beatles. Não acho que ela tenha sido o principal motivo do fim dos Beatles, pra quem assistiu o documentário "Let it Be", que mostra os ensaios e shows dos garotos de liverpool, dá pra ver que algumas confusões começavam por divergências entre eles, o que é muito normal em uma banda com tantos talentos reunidos. Yoko Ono nada mais era que um peso morto dentro daquele grupo, nem influia e nem contribuia, ficava só alí calada no canto, com seus cabelos jogados cobrindo o rosto, observando tudo atentamente, como se estudasse todos os movimentos de todos alí presentes. Ela ganhou o apelido de "Witch", que traduzindo significa "Bruxa", e para ironizar tudo isso, ela lançou, em 2007, um álbum entitulado "Yes, I’m a Witch" (“sim, eu sou uma bruxa”). A última gafe que ela cometeu, que enfureceu os fãs do mundo todo, foi deixar a cantorar pop Lady Gaga tocar no piano branco que ficou imortalizado no clipe da música "Imagine"


Muitos fãs reclamaram, protestaram e até ameaçaram processar a nipônica, mas tudo terminou em pizza.


           Falando do John Lennon pacifista, me pergunto como ele se sentiria hoje, vendo o mundo como está atualmente, o que ele tentaria fazer para mudar o mundo novamente, como ele mudou enquanto compunha Imagine. Quais graciosos presentes em forma de música receberíamos deste homem incomparável que deixou a sua marca no mundo?

          Como Fã, estou no meio de uma contradição, sinto-me triste, por ser novo demais e ter perdido a época de ouro dos Beatles e da carreira solo do Lennon, mas também sinto-me alegre por divulgar e espalhar a mensagem e a música dele, poder descobrir em cada música nova, em cada nova estrofe um ensinamento que levo para a vida toda.

           Poderia escrever por muito tempo e dar detalhes da vida do Lennon, sua tristeza com a mãe, seu processo com os Estados Unidos com o Green Card por ter sido preso com posse de Maconha e sua época de ouro com as drogas nos Beatles. Mas não, prefiro deixar isso para pessoas mais experientes e que podem falar com mais clareza. John Lennon merece mais!

           Em especial, quero dedicar esta postagem a uma grande Fã do John Lennon e uma grande pessoa no qual eu tenho a sorte de chamar de amiga, Camilinha! (@camilamangueira)
Quero Indicar também um twitter muito bom, que todo Beatlemaniaco, o Fotos_Beatles (@fotos_beatles)

Sem mais delongas, até mais!!!

Imagens: Last.fm
Pesquisas: Wikipedia e IG

SHINE ON!!
Por: CésarJR





Um comentário:

  1. Bela postagem meu caro. Está de parabéns, não é fácil falar de um grande homem como o John Lennon em poucas linhas e você conseguiu.

    ResponderExcluir