quinta-feira, 29 de abril de 2010

"Hurt..."


"Eu me visto de preto pelos pobres e oprimidos/ Que vivem no lado faminto e sem esperanças da cidade / Eu me visto assim pelo prisioneiro que há muito pagou por seu crime / Mas está ali pois é uma vítima dos tempos"

Com uma "explicação" tão profunda, aliada à melancolia, marca registrada do nosso músico de hoje. O Country é destaque no Clean Side of the Music. Man in Black era o apelido deste Titã da música americana, por seu estilo contraditório, suas músicas marcantes, sua vida conturbada e sua carreira genial, falaremos hoje de nada mais, nada menos que Johnny Cash.



 
John R. Cash, mais conhecido como Johnny Cash, nasceu em Kingsland, no estado do Arkansas, filho de um fazendeiro Pobre.
Músico dotado de uma versatilidade digna de respeito, entrou no mundo da música por meio de uma grande tragédia na sua vida: A morte de seu irmão com uma serra de madeira nos campos de algodão, em que trabalhara durante a sua infância com sua família. Com este peso, dedicou-se à música gospel e assim, começou a tocar violão e compor.
Entrou na Força Aérea Americana, e ficou conhecido como "John", servindo na Alemanha, compôs uma de suas músicas mais famosas, "Folsom Prison Blues".

Sua carreira de músico começa à dar os primeiros passos quando ele sai da Força Aérea. Casou-se com Vivian Liberto e teve 4 filhas. Vendedor de ferramentas e locutor amador, passava as noites tocando com o guitarrista Luther Perkings e o baixista Marshall Grant, sempre tentando conseguir coragem para ir na Sun Records conseguir um contrato. Acabou convencendo os produtores com o que viria a ser dois grandes sucessos da sua carreira: "Hey Porter" e "Cry Cry Cry".


Porém o ponto central não é o Cash em seu auge, como pode muito bem ser visto no álbum Folson Prision. A questão aqui vai mais além, é mais íntima, mais profunda, trata-se de um epitáfio, de uma declaração de despedida, de um sublime canto de adeus. Trata-se da canção: Hurt, gravada originalmente em 1994 pelo grupo Nine Inch Nails e regravada por Cash em 2002.

 
Hurt é o resumo de tudo aquilo que Cash provou largamente em sua vida e carreira de sucessos e decadências. Observando o videoclipe, peça indissociável desta obra, podemos perceber um artista sereno, passando a limpo a sua história, sua existência, ao lado da mulher que sempre o amou apesar de tudo.  E neste banquete de despedida ele convida a todos a sentarem-se à mesa, não tão somente para ouví-lo, mas para refletir sobre o que realmente fica, o que realmente deve se guardar e se levar desta vida. A cena do LP quebrado é simbólica. 

A vida de Cash tornou-se história, sua casa tornou-se um museu, mas, e daí? O que foi realmente conseguido? Quais os louros de vitórias que Cash consguirá levar consigo. Nada, além de memórias, não foram os bens nem as glórias que o fizeram ser quem ele era, mas a paixão e a intensidade com que ele saboreou cada momento de sua vida, desde a prisão até a glória dos palcos que o aclamaram como um ícone de uma geração que sabia que música era muito mais do que um belo rosto ou mesmo uma bela voz, mas sem nada a dizer.

A voz já cansada, as mãos trêmulas, as lágrimas... Ouvir Hurt é aprofundar-se no âmago do coração de Cash e nos dá toda a dimensão deste maravilhoso artista que merece ser não apenas conhecido, mas apreciado.

HURT
Trent Reznor
I hurt myself today
To see if I still feel
I focus on the pain
The only thing that's real
The needle tears a hole
The old familiar sting
Try to kill it all away
But I remember everything
What have I become
My sweetest friend
Everyone I know goes away
In the end
And you could have it all
My empire of dirt
I will let you down
I will make you hurt
I wear this crown of thorns
Upon my liar's chair
Full of broken thoughts
I cannot repair
Beneath the stains of time
The feelings disappear
You are someone else
I am still right here
What have I become
My sweetest friend
Everyone I know goes away
In the end
And you could have it all
My empire of dirt
I will let you down
I will make you hurt
If I could start again
A million miles away
I would keep myself
I would find a way

MACHUCADO
Tradução de Bruno Siebra

Eu me machuquei hoje
Pra ver se eu ainda sinto
Eu me concentro na dor
É a unica coisa real...

A agulha abre um buraco
A velha picada familiar
Tento matá-la de todos os jeitos
Mas eu me lembro de tudo.

O que eu me tornei?
Meu doce amigo...
Todos que eu conheço vão embora no final.

E você poderia ter tudo isso
Meu império de sujeira
Eu vou deixar você pra baixo
Eu vou fazer você sofrer.

Eu uso essa coroa de espinhos
Sentado no meu trono de mentiras
Cheio de pensamentos quebrados
Que eu não posso consertar.

Debaixo das manchas do tempo
Os sentimentos desaparecem
Você é outra pessoa
Eu ainda estou bem aqui.

O que eu me tornei?
Meu doce amigo...
Todos que eu conheço vão embora no final.

E você poderia ter tudo isso
Meu império de sujeira
Eu vou deixar você pra baixo
Eu vou fazer você sofrer.

Se eu pudesse começar de novo
A milhões de milhas daqui
Eu poderia me encontrar
Eu acharia um caminho

DOWNLOAD HURT

Veja o maravilhoso clip de Hurt dirigido por Mark Romanek.



Veja também a versão original ao vivo com Nine Inch Nails.





Por: César Jr. & Bruno Siebra

Um comentário:

  1. Não xonhecia esse artista, mas ví que o cara é mesmo genial, o clipe é massa.

    ResponderExcluir